segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Baba ghanoush - patê de beringela assada { vegan }





 No reino dos vegetais, a beringela está longe de ser o legume mais apreciado. 
 Eu mesma só provei beringela há uns 7 ou 8 anos atrás,  eu tinha ouvido falar da fama de amarga que a beringela tem e, não sendo uma apreciadora de coisas amargas, nunca me interessei em prová-la.
 Mas ao comer a minha primeira beringela recheada percebi que a beringela não tinha nada de amarga. 

  Na Palestina beringela é o legume mais popular (mesmo se botanicamente é uma fruta). 

  No  Médio Oriente eles assam beringela no forno e, dependendo do lugar, acrescentam alho, cebola, sal, cominho, azeite e/ou tahine e chamam a preparação de “baba ghanoush”. Na Palestina a receita é muito parecida mas o nome muda: aqui pasta de beringela é chamada de “mutabbal”.

  Pastas à base de beringela são comuns em vários países do mundo, mas cada lugar tem seu método de preparação e temperos próprios.


   A receita a seguir foi inspirada numa blogger brasileira mas que vive na Palestina há alguns anos. O segredo segundo ela para fazer um Baba ghanoush de cair pra trás está na maneira de preparar a beringela. A grande maioria das pessoas gosta de assá-la no forno, o que é totalmente aceitável mas que produz um resultado menos espectacular. O Baba ghanoush cinco estrelas é feito com beringela assadas directamente na chama do fogão. Assim elas vão adquirir um delicioso sabor defumado e vão te dar vontade de nadar em uma piscina de Baba ghanoush Juro. Os temperos também têm um papel importantíssimo. Eu sou uma purista do Baba ghanoushl e nesta receita só aceito tahine, suco de limão, alho, sal e pimenta do reino. 

 Mesmo se você não for fã de beringela, dê uma chance a esse patê. Escolher beringela de ótima qualidade vai ajudar a diminuir o amargor e no final o sabor defumado e os tempeiros vão acabar dominando. Confie em mim, eu sou uma especialista do Baba ghanoush

  Baba ghanoush (patê de berinjela palestino) Use as melhores beringela que encontrar. Uma boa beringela é firme, lisa, brilhante, sem manchas, amassados ou furinhos. Os furinhos indicam que ali tem bichinho, enquanto que uma casca opaca significa que há grandes probabilidades da beringela estar amarga . Como expliquei no texto acima, usar a chama do fogão para assar as beringela vai fazer o patê passar de “gostoso” para “espectacular”, mas se você só tiver um fogão elétrico pode usar o forno. Mas não deixe de experimentar a versão defumada pelo menos uma vez (em um churrasco, talvez?). 


INGREDIENTES

  • 1 beringela média/grande (1x de polpa, depois de assada)
  • 1 dente de alho pequeno ralado (ou pilado) 
  • 3cs de tahine
  • 2cs de suco de limão 
  • uma pitada de pimenta do reino 
  • sal a gosto


MODO DE FAZER

  1.  Lave e seque a beringela inteira. 
  2. Coloque-a directamente sobre a chama do fogão e deixe assar, virando de vez em quando para assar uniformemente de todos os lados, até a casca ficar completamente carbonizada. 
  3.  Eu  escolho sempre uma beringela que tenha um pé comprido  e, segurando o pé entre os dedos da mão esquerda e com a ajuda de uma colher na mão direita, viro a beringela de 5 em 5 minutos, até todos os lados ficarem assados. 
  4. Coloque a beringela na maior boca do seu fogão, para dar mais equilíbrio e impedi-la de cair, e asse-a em fogo alto. Não seja tímida, quando digo que é para assar a beringela até  a casca  ficar preta e quebradiça.
  5. Ao ser manipulada, pode ser que a casca se rompa em alguns lugares e um pouco do líquido da beringela escorra, 
  6. Para saber se a beringela está pronta enfie uma faquinha fina no centro: a polpa tem que estar ultra macia e, depois de furar a casca queimada, a faca tem que deslizar com muita facilidade. Se for preparar a beringela no forno, coloque-a inteira directamente sobre a grelha e asse até a casca ficar chamuscada e a polpa ficar bem macia (use a faca para testar).
  7.  Depois de assada, transfira a beringela para uma tábua de cortar legumes e deixe esfriar durante 5 minutos.
  8.  Nesse ponto a beringela vai estar horrorosa e você vai achar que estragou a receita mas não desespere. 
  9.  Por baixo da casca chamuscada  encontrará uma polpa macia e deliciosamente defumada . 
  10. Segure a beringela pelo pé e corte-a ao meio, no sentido vertical. 
  11. As duas metades vão ficar presas somente pelo pé. 
  12. Corte o topo da beringela, separando as duas metades . 
  13. Com uma colher, retire cuidadosamente a polpa da beringela e coloque em um recipiente pequeno. 
  14. Se alguns pedacinhos de casca queimada se misturarem à polpa não tem problema.
  15.  Junte os outros ingredientes (comece com 1/3cc de sal e acrescente mais depois, se preciso) e bata com um garfo até a polpa da beringela virar uma pasta, se misturar com os outros ingredientes e se transformar em uma pasta homogénea
  16. Prove e junte mais sal, se necessário. 
  17. Sirva com tostinhas
  18.  Pode ser servido como entrada, aperitivo ou até mesmo como um almoço/jantar leve. 
  19.  Se conserva alguns dias no frigorífico, em recipiente fechado, mas é bem melhor quando degustado logo depois de ter sido preparado. 













Sem comentários:

Enviar um comentário