domingo, 6 de março de 2016

Espelta, O que é ? Propriedades e benefícios


Resultado de imagem para espelta

O QUE É ?

Um grão maravilhosamente nutritivo e antigo com um sabor profundo parecido com o da avelã, a espelta é uma prima do trigo que recentemente tem recebido um reconhecimento renovado.
A espelta ou trigo-vermelho é uma espécie da família das gramíneas, próxima do trigo
A espelta é cientificamente conhecida como speltum Triticum.
É um primo distante do trigo,  ao mesmo tempo  pode ser usado das mesmas maneiras  que usamos o trigo, como no pão e ma massa. 
A espelta não parece causar sensibilidade na maioria das pessoas que são intolerantes ao trigo. Além disso, a farinha de espelta, também está disponível em casca sob a forma de grãos inteiros,  e pode ser preparada e apreciada como o arroz. 


    Informação Nutricional
    Quantidade Por 
    Calorias 338
    Gorduras Totais 2,4 g
    Gorduras Saturadas 0,4 g
    Gorduras Poliinsaturadas 1,3 g
    Gorduras Monoinsaturadas 0,4 g
    Colesterol 0 mg
    Sódio 8 mg
    Potássio 388 mg
    Carboidratos 70 g
    Fibra Alimentar 11 g
    Açúcar 7 g
    Proteínas 15 g
    Vitamina A10 IUVitamina C0 mg
    Cálcio27 mgFerro4,4 mg
    Vitamina B60,2 mgVitamina B120 µg
    Magnésio136 mg

 HISTÓRIA DA ESPELTA

Nativa do Irão e sudeste da Europa, a espelta é um dos grãos mais populares do mundo, com uma herança que se estende de há 7.000 anos. A espelta foi um dos primeiros grãos a ser utilizada para fazer pão, e o seu uso é mencionado na Bíblia.
A espelta desempenhou um papel importante nas civilizações antigas, como a Grécia e Roma, servindo como um grão. Foi tão bem vista que assumiu uma importância simbólica, uma vez que foi usada como um presente aos deuses pagãos da Agricultura para incentivar a colheita e a fertilidade.
Ao longo da história europeia precoce, como as populações migraram para o continente, trouxeram este grão saudável e nutritivo com eles para as suas novas terras. Espelta tornou-se um grão popular, especialmente na Alemanha, Suíça e Áustria. Durante a Idade Média, a espelta ganhou um novo nível de reconhecimento com o famoso curandeiro Hildegard von Bingen, usando-a como uma panaceia para muitas doenças.
A espelta foi cultivada num nível moderado nos Estados Unidos até ao início do século XX, quando os agricultores voltaram os seus esforços para o cultivo de trigo. Embora possa ter havido muitas razões para essa mudança agrícola, uma casca que é rica em nutrientes torna-se mais difícil de processar do que o trigo. No entanto, recentemente, este antigo grão tem recebido um interesse renovado, e a sua popularidade e reconhecimento estão começando a crescer.

ESPELTA - ESCOLHER E CONSERVAR

A espelta está geralmente disponível na sua forma de grãos inteiros e farinha. Massas e pães feitos à  base de espelta também estão disponíveis.
Armazene num recipiente hermético em lugar fresco, seco e escuro. A farinha Espelta deve ser mantida na geladeira para conservar melhor o seu valor nutricional.

PROPRIEDADES:

A espelta é uma excelente fonte de manganês. É também uma boa fonte de niacina, cobre, fósforo, proteínas e fibras.


BENEFÍCIOS:

A espelta é um grão cuja antiga herança traça bem antes de muitos híbridos de trigo. Muitos dos seus benefícios advêm do seguinte facto: oferece um espectro mais amplo de nutrientes em comparação com muitos dos seus primos mais puros da família do Triticum (trigo). A espelta apresenta uma série de diferentes nutrientes. É uma excelente fonte de vitamina B2, uma boa fonte da manganes, e uma boa fonte de niacina, tiamina, e cobre. Esta combinação especial de nutrientes que ela nos fornece pode torná-la num alimento especialmente útil para as pessoas com enxaqueca, arterosclerose, ou diabetes.

Reduzir o risco de arterosclerose

Preocupado com a arterosclerose? Aumente a ingestão de espelta. Este grão antigo é uma boa fonte de niacina, que possui inúmeros benefícios aos factores de risco cardiovascular. A niacina pode ajudar a reduzir o colesterol total e os níveis de lipoproteína. A lipoproteína, ou Lp, é uma molécula composta de proteína e gordura que é encontrada no plasma sangüíneo e é muito semelhante ao colesterol LDL, mas é ainda mais perigoso, pois tem uma molécula adicional de proteína adesiva chamada apolioprotein, o que torna Lp mais capaz de se prender às paredes dos vasos sanguíneos.
A niacina pode também ajudar a prevenir os radicais livres da oxidação do LDL, o que só se torna potencialmente nocivo às paredes dos vasos sanguíneos após a oxidação. Por último, a niacina pode ajudar a reduzir a agregação plaquetária, a aglutinação das plaquetas que juntas podem resultar na formação de coágulos sanguíneos. Dois gramas de farinha de espelta irá fornecer 24,0% do valor diário para a niacina.
A fibra também pode ajudar a reduzir os níveis totais de colesterol e do tipo LDL. A presença de fibras contribui igualmente para uma potencial redução de colesterol soletrado. A fibra liga-se aos ácidos biliares que são usados para fazer o colesterol. Aquela que não é absorvida, e que sai do corpo nas fezes, leva os ácidos biliares, tornando-os menos disponíveis para a produção de colesterol.
Benefícios significativos cardiovasculares para mulheres na pós-menopausa
Comer uma porção de grãos inteiros pelo menos seis vezes por semana é uma ideia favoravel para as mulheres na pós-menopausa, com níveis elevados de colesterol, pressão arterial elevada ou outros sinais de doença cardiovascular (DCV).

Prevenção dos cálculos biliares

Comer alimentos ricos em fibras insolúveis, como a espelta, pode ajudar a que as mulheres evitem os cálculos biliares.
Estudar a ingestão de fibras em geral e tipos de fibras consumidos fez com que os pesquisadores descobrissem que aquelas que consomem um maior número de fibras (solúveis e insolúveis), tinham um risco 13% menor de desenvolver cálculos biliares, comparadas com as mulheres que consomem o mínimo de alimentos ricos em fibras.

Fonte : wikipédia e i-legumes

Sem comentários:

Enviar um comentário